Sunday 13 April 2008

O cientista da fotografia


Os cabelos pontiagudos exibidos aleatoriamente pela cabeça fazem lembrar um cientista louco - 'louco' até pode ser, mas por fotografia [o senhor do lado esquerdo]. Mike Figgis é um bom nome para quem aprecia fotografia - é aqui que entram o Fary e a Jojo. Andava eu à deriva por Leicester Square, e, sem querer esbarrei com a Photographers' Gallery. Rendi-me à porta, esbarrando com o Fary e a Jojo. Estavam visivelmente assombrados com a beleza artística do senhor (no dia anterior tinham visto os seus olhos capturados pelo click do senhor Figgis).
Figgis colou (literalmente) os seus shots à parede. Sobre coisas diversas. Caras. Objectos. Ruas. O que faz parte da rua. Tudo o que o seu olho avistava, Figgis captava com a máquina fotográfica, porque como o próprio diz: "a fotografia tem a ver com o olho".
Mike Figgis foi nomeado para dois óscares em 1996 com a película "Leaving Las Vegas" - aqui é o respectivo site por referência da Jojo.

Mesmo não conhecendo bem o seu trabalho, mas exaltada pela curiosidade das suas respostas, atrevi-me a umas perguntas (surgidas no momento) que Figgis coolmente aderiu (mesmo estando atarefado com o pc e a impressora no improvisado estudio):

O que é que o faz clicar no botão da câmara?
O que quer que seja. A fotografia tem a ver com o olho, portanto, tudo o que suscite o meu olho, eu tento capturar. Seja o que for, se despertar o sentido do meu olho eu quero fotografar.

Prefere fotografias a preto e branco ou a cores?
Gosto das duas, se bem que o meu gosto pessoal recai pela fotografia a preto e branco. Nos últimos tempos tenho descoberto que adoro cores. Dependendo do contexto, tento captar a imagem de acordo com o que vejo.

Roland Barthes definiu que o que um fotógrafo capta é o modo como vê esse objecto ou pessoa. Partilha desta definição?
Totalmente. Eu fotografo e vejo uma realidade, e depois, quando olho a fotografia de novo, vejo outras coisas, outros contextos e realidades, e à medida que o tempo passa ela [a fotografia] vai ganhando outros contornos que eu vivo com ela e sinto sobre ela.

Quando e como se apercebeu que estava apaixonado por fotografia?
Quando tinha 12 anos. Queria muito uma máquina. Desejava ter imagens ao meu redor, e desejava fotografar a minha família e os meus objectos.

O que gosta mais de fotografar?
Pessoa e especialmente mulheres. Mais do que homens, devo dizer [risos]. Gosto de mulheres e pessoas mais novas. Também fotografo rapazes, a rua, objectos, tudo o que os meus olhos quiserem que eu fotografe e onde apanhe expressões.

Qual acha que vai ser o futuro da fotografia?
O futuro para a fotografia anda mau. Vai ser assim como isto [aponta as maõs para as suas fotografias coladas na parede]: arte, exibições. No mundo da fotografia há muito o perfil da superficialidade e das celebridades. A fotografia não é isso. Tem a ver com democracia, e o que estamos assistir é muito marxismo [capitalismo]: tentar fazer dinheiro. Temos que contrariar esse caminho.

3 comments:

fary said...

mto nice!
parabens pela quick note sobre o figgis!
bjs
z

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Placa de Vídeo, I hope you enjoy. The address is http://placa-de-video.blogspot.com. A hug.

Joana Saramago said...

e tu ali num instante sacaste uma entrevista à maneira!
:)

grande gaja!
:D

jo