Friday 4 April 2008

Foi no segundo ano de Comunicação Social na Universidade do Minho na cadeira de Geografia Humana, que aprendi a história dos Lugares. A relação de nós com o espaço. As estórias que tatoamos nos lugares, nos espaços, e que mais tarde revisitamos, revivendo essas estórias passadas.
Na ocasião fizemos um exercício com a professora: todos tínhamos de escrever uma estória que tivessemos vivido em determinado espaço, ou seja, descrever a nossa relação com esse lugar. Confesso que fiquei perdida. Tenho imenso lugares que contam imensas estórias. Mas na altura não descobri o verdadeiro sentido do que a professora pretendia transmitir. Listei uma série de espaços onde me recordam estórias - contudo, achei aquela lista vazia. Nem sei porquê. Vazia de alma, vazia de significado - e não era suposto.

Hoje ao ler o Vasco recuei até essa aula, percebi-me, percebi a minha relação com os espaços. Li a (excelente) reportagem sobre os bloggers fora do território português, onde participaram a CK e o Melões.

É simples: para mim os lugares são as pessoas. És tu. O meu espaço é aquela linha ténue, que não se vê, mas que me liga ao meu outro, que se rege pelo verbo partilhar.

É isso que são para mim o Porto, Braga, Amesterdão e Londres - onde corre o espírito das minhas estórias. Não é a cadeira onde nos sentamos a conversar, mas a expressão dos olhos do que dissemos.

1 comment:

Bruno Marques said...

Lembro-me dessa aula. Também me senti perdido. É verdade que criamos relações com e nos espaços. Parabéns pelo blogue. Beijos